Setor gastronômico no Brasil: conheça as principais características

O setor gastronômico no Brasil está cada vez mais empreendedor e diversificado. Com o crescimento da variedade de restaurantes, cafés, bares e lanchonetes, o empreendedorismo no setor gastronômico está em alta.

A cada dia surgem novos negócios e modelos de negócios, como restaurantes especializados, delivery, food truck, entre outros.

Além de importante para a economia, esse setor é fundamental para o desenvolvimento da cultura, preservando pratos típicos, que fazem parte da nossa história e costumes, e mostrando o que cada estado tem de melhor.

O que é mercado gastronômico?

O setor gastronômico no Brasil, também conhecido como mercado gastronômico, é a área responsável por todos os serviços relacionados à preparação e serviço de alimentos.

É representado por restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, cafés, cantinas, pizzarias, padarias, cozinhas industriais, confeitarias, pastelarias, entre outros estabelecimentos que fornecem serviços de alimentação.

O setor gastronômico é responsável por dar aos clientes alimentos de qualidade e criar experiências memoráveis.

Quais são os profissionais do setor gastronômico no Brasil?

Atualmente, alguns dos principais profissionais ligados ao setor gastronômico no Brasil, são:

  • Chef de cozinha;
  • Barman;
  • Maître;
  • Nutricionista;
  • Garçom;
  • Cozinheiro;
  • Padeiro;
  • Conferente de mercadorias;
  • Recepcionista;
  • Atendente de balcão;
  • Garçom;
  • Cozinheiro de restaurante;
  • Estoquista de restaurante;
  • Recepcionista de restaurante;
  • Caixa de restaurante;
  • Gerente de restaurante;
  • Sommelier;
  • – Barista, entre outros.

Qual é o maior polo gastronômico do Brasil?

O maior polo gastronômico do Brasil é a cidade de São Paulo, que abriga mais de 12 mil restaurantes de todos os estilos. A cidade conta com bares, docerias, padarias, cafeterias, lanchonetes, restaurantes especializados em culinária brasileira, regional, internacional, oriental, entre outros.

Além disso, São Paulo também é o destino de chefs renomados do mundo inteiro e sede de eventos gastronômicos de renome, fundamentais para premiações, contato com a gastronomia de outros países, trocas de experiências e muito mais.

Qual a expectativa para o setor gastronômico no Brasil em 2023?

A previsão é que em 2023 o setor gastronômico irá se expandir significativamente, crescendo cerca de 8% ao ano. Isso se deve ao aumento da renda disponível da população, do número de restaurantes, à crescente demanda por comida saudável e à necessidade de experimentar novas culinárias.

Além disso, a tecnologia também está ajudando a impulsionar o setor, com aplicativos de entrega de comidas, delivery de refeições e outras plataformas, facilitando o acesso aos consumidores.

Por fim, o aumento da consciência dos consumidores em relação aos alimentos orgânicos e sustentáveis também impulsionará o setor, com mais estabelecimentos aderindo a esses princípios.

10 cidades para conhecer o Brasil através da culinária

Setor gastronômico no Brasil
Setor gastronômico no Brasil – Reprodução

1. Belo Horizonte (MG): Feijoada;

Belo Horizonte é muito conhecida pela feijoada, um prato típico que tem suas origens na cozinha africana. A feijoada é feita com feijão preto, carne de porco, linguiça, bacon, chouriço, couve, cebola e temperos.

É normalmente servida com arroz branco, farofa, couve refogada, laranja, vinagre e, eventualmente, banana frita.

2. Salvador (BA): Acarajé;

O Acarajé é a cara de salvador, um prato típico da culinária afro-brasileira. Esta iguaria consiste em bolinhos de massa de feijão-fradinho, preparados com óleo e geralmente servidos com vatapá, caruru, camarão seco, pimenta e sal. O prato foi criado por africanos escravizados no Brasil, em torno de meados do século XVI. O nome “acarajé” tem origem no dialeto iorubá, que significa “aquele que foi frito para se comer”.

3. Fortaleza (CE): Caldeirada de Camarão;

A caldeirada de camarão é uma receita típica da gastronomia brasileira. Ela consiste em um ensopado de camarões e legumes cozidos em caldo de peixe. É um prato rico em sabor e muito nutritivo. Além dos camarões, os principais ingredientes são tomates, alho, cebola, cenoura, pimentão e outras verduras. Normalmente, é servido com arroz branco, como acompanhamento.

4. Goiânia (GO): Arroz de Carreteiro;

O arroz de carreteiro é um prato tradicional brasileiro, que foi criado pelos tropeiros, que eram trabalhadores que transportavam mercadorias por grandes distâncias. O prato é feito com arroz cozido, carne de porco, linguiça defumada, cebola, alho, tomate, bacon, couve, orégano e azeite. Tudo isso é refogado em uma panela de ferro e servido com farinha de mandioca. O sabor é intenso e é muito popular!

5. São Paulo (SP): Virado à Paulista;

Setor gastronômico no Brasil
Setor gastronômico no Brasil – Reprodução

O virado à paulista é um prato típico da culinária paulistana, muito consumido na região. Ele consiste basicamente em arroz, feijão, couve refogada, banana frita, ovo frito e torresmo. O prato é servido em pedaços, o que dá a ele o nome de “virado”. É comum que se sirva acompanhado de farofa, bacon, linguiça, salsicha e/ou carne desfiada. É um prato muito saboroso e nutritivo, e é muito apreciado pelos moradores da região.

6. Recife (PE): Escondidinho de Carne de Sol;

O escondidinho de carne de sol é uma receita muito querida pelos brasileiros, e consiste em uma mistura de carne de sol desfiada, mandioca, cebola, salsa, manteiga, azeite de oliva e queijo ralado. É preparado em uma panela, colocando camadas sucessivas de carne de sol, mandioca, cebola, salsa, manteiga, azeite de oliva e queijo ralado.

Em seguida, é levado ao fogo por cerca de 20 minutos até que a mistura esteja bem gratinada. O escondidinho de carne de sol é geralmente servido quente, acompanhado de farofa e salada.

7. Manaus (AM): Tambaqui na Taquara;

O Tambaqui na Taquara é uma receita típica de Manaus, que consiste em um prato de tambaqui assado no forno, servido com um molho feito com tacoa, cebola, tomate, azeite, alho, sal, pimenta do reino e coentro. O prato é servido acompanhado de arroz branco, pirão de tucupi e farofa de dendê.

8. Curitiba (PR): Pinhão;

Pinhão é um prato tradicional, muito comum na região da Serra do Mar, em que Curitiba está localizada. É preparado com pinhões, legumes, linguiça, cebola, alho, açafrão, óleo, sal e temperos. Pode ser servido com arroz branco e é um prato saboroso e nutritivo, muito apreciado pelos curitibanos.

9. Belém (PA): Pato no Tucupi;

Pato com tucupí é um prato tradicional da culinária brasileira. É feito com pato cozido juntamente com tucupí, uma espécie de molho feito à base da mandioca. Geralmente, é servido com farinha de mandioca e arroz. É típico nas regiões norte e nordeste e costuma ser servido em ocasiões especiais.

10. Porto Alegre (RS): Churrasco Gaúcho.

O churrasco gaúcho consiste em carne de gado, geralmente assada na brasa, e normalmente acompanhada de arroz, farofa, feijão, salada, pão de alho e vinagrete. A carne normalmente usada é a maminha, picanha, costela, alcatra, fraldinha e linguiça.

Assim, a mesma é assada na brasa, usando madeiras específicas, como o carvalho, e acompanhada de molhos especiais, como a chimichurri, que é feita à base de ervas, vinagre e azeite.

Deixe um comentário