O mercado gastronômico São Paulo é impressionante e variado, atraindo amantes de boa comida de todos os lugares do Brasil. Nesse sentido, os centros gastronômicos reúnem muito sabor, preços para diferentes tipos de bolso e uma experiência fascinante.
Por isso, nosso artigo irá te apresentar o mercado gastronômico São Paulo como você nunca viu, através de suas principais características, informações de funcionamento e muito mais.
Vamos lá?!
6 Centros gastronômicos para conhecer em SP

1. Eataly
Esse mercado vai te deixar de “queixo caído”, com a variedade de alimentos que são disponibilizados todos os dias. Isso porque, o mesmo oferece 4,5 mil metros quadrados para visitação, que estão divididos em três pisos na loja Eataly, na cidade de São Paulo.
O centro gastronômico oferece tanto bebidas quanto comidas, contando com:
- Padaria;
- Hortifrúti;
- Açougue;
- Peixaria;
- Rotisseria;
- Pasta fresca;
- Fábrica de queijos;
- Mercearia;
- Livraria e Bazar;
- Restaurantes.
O mercado gastronômico São Paulo Eataly, funciona de domingo a quinta-feira, das 8 às 23 horas, sendo que no sábado, funciona das 8 às 00 horas.
Seu endereço é: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Itaim Bibi.
2. Mercado Municipal
O Mercado Municipal é o principal mercado gastronômico São Paulo, já que o mesmo foi tombado como patrimônio cultural da cidade. Assim, oferece variedades de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e demais produtos. Além disso, você ainda encontra restaurantes, bares e lanchonetes, que recebem toda a família.
Uma visita no Mercado Municipal é válida, não só pela experiência gastronômica, mas também pela arquitetura eclética do início dos anos 90.
Para visitar, basta se dirigir ao endereço: rua Cantareira, 306 – Centro. O Mercado abre de segunda a sábado, das 6h às 18 horas, e no domingo, das 6h às 16 horas.
3. Vila Butantan
Presente num shopping de contêiner a céu aberto, a Vila Butantan oferece hambúrguer, waffle, ceviche, petiscos e polenta, contando com lojas de roupa, design e eventos atrativos de caráter cultural e esportivo.
Viste na Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã. Os horários de funcionamento são de segunda a terça, das 11h às 20h, na quarta a sábado, das 11h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.
4. Zona Cerealista
Se você é uma pessoa com restrição alimentar, saiba que os alimentos disponíveis na Zona cerealista atendem a celíacos, veganos, intolerantes a lactose, vegetarianos e mais. Assim, com localização próxima ao Mercado Municipal, a mesma oferece alimentos feitos com farinha de arroz, sem glúten, por preços super baixos, além de demais alimentos sem origem animal.
Por isso, é ideal para comprar produtos a granel, cereais e artigos diversos. Basta se encaminhar até a rua Santa Rosa com a Avenida Mercúrio.
5. Casa Santa Luzia
Iniciada no ano de 1926, a Casa Santa Luzia hoje é um renomado mercado gastronômico São Paulo, presente na Alameda Lorena. Com produtos muito concorridos, investe em sabores caseiros nos pratos prontos, preparados em ocasiões de relevância cultural, como os de época e religiosos.
Contando com uma seção de alimentos importados e raros, a mesma ainda disponibiliza ingredientes alternativos especiais de origem vegetariana, orgânica, integral e muito saudáveis. Nesse sentido, é capaz de agradar os intolerantes ao glúten, açúcar, gordura e sódio.
O endereço é Alameda Lorena, 1471 – Jardim Paulista, e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 20h45.
Qual a comida típica do estado de São Paulo?
Quase um patrimônio cultural, o virado a Paulista faz parte do mercado gastronômico São Paulo, sendo considerado o prato mais típico da cidade. Por isso, caso visite essa metrópole surpreendente, não deixe de experimentar!
O prato é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, banana a milanesa, carne de porco, ovo frito, couve refogada, linguiça, torresmo e bisteca.
Ufa! É muito sabor e nada de miséria, dá para comer bem e se sentir saciado por muitas horas. Entretanto, é uma iguaria pesada, que deve ser consumida de forma responsável, porque, depois de experimentar, pode ocorrer aquela preguiça habitual.
Por outro lado, o sanduíche de mortadela também é muito celebrado na cidade, sendo o prato preferido de muitos turistas, que passam por lá diariamente, e contando com diferentes tipos de recheio.
Qual é o maior polo gastronômico do Brasil?
A cidade de São Paulo é considerada o maior polo gastronômico do Brasil, seguida pelo Rio de Janeiro e Brasília. Mas, devemos destacar o estado de Minas Gerais como grande produtor e exportador de alimentos.
O mercado gastronômico São Paulo é muito diverso, contando com produtores, vendedores, bares, restaurantes especializados e muitos outros meios de comercialização e distribuição da culinária, o que torna o estado rico de culturas, influenciado pelos imigrantes e povos originários ao longo das décadas.
O título dado ao Mercado Gastronômico São Paulo, de capital gastronômica do Brasil, foi concedido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Quais restaurantes ir em São Paulo?
Entre as opções mais famosas, temos:
- Bar do Mané: ótimo para comer o famoso sanduba de mortadela, também em sua versão famosa com queijo, vendida no Mercado Municipal;
- Famiglia Mancini: famoso pela comida italiana de qualidade, o local é perfeito para toda a família, servindo massas caprichadas de dar água na boca;
- Mocotó: para os apaixonados por comida nordestina, o restaurante Mocotó é expressivo no Mercado gastronômico São Paulo, oferecendo os famosos dadinhos de tapioca, baião de dois e uma surpreendente caipirinha de caju;
- Restaurante Kidoairaku: apropriado para aqueles que não perdem a oportunidade de experimentar a culinária japonesa;
- Maní: outra preciosidade do Mercado gastronômico São Paulo, o Mani desenvolve pratos autorais, a partir de ingredientes brasileiros;
- O.M: famoso por seu chefe, Alex Atala, apresenta sabores incríveis a partir de uma experimentação super concorrida. Por isso, é melhor fazer a sua reserva o quanto antes;
- Tuju: realizado a partir da cozinha autoral do chef Ivan Ralston. Assim, o mesmo tem caráter surpreendente e inovador, trazendo pratos harmonizados perfeitamente com os vinhos da casa. É uma opção sensacional, para aqueles que desejam comemorar datas especiais.

Sou uma apaixonada por gastronomia e mercado de alimentação em geral.