Mercadão São Paulo: descubra como surgiu e o que oferece o Mercado Municipal

O Mercado Municipal, também conhecido como Mercadão São Paulo, é muito visitado por moradores da cidade e turistas, em busca de pratos típicos paulistas, frutas, carnes, verduras, temperos, entre outros.

A visita é uma experiência única de sabores e muita praticidade, aliada a arquitetura e a receptividade dos trabalhadores que apresentam suas lojinhas simpáticas e cheias de cor. Assim, caso você nunca tenha pensado em visitar o mercadão São Paulo, a hora é agora!

Neste post, você encontra as principais informações acerca do local e descobre um pouquinho mais a respeito da história desse que é considerado um dos grandes patrimônios da metrópole brasileira.

Confira!

O que tem no Mercado Municipal de São Paulo?

O que tem no Mercado Municipal de São Paulo?
O que tem no Mercado Municipal de São Paulo? – Reprodução Viaja Daqui

O mercadão São Paulo é reconhecido por diversos aspectos, sendo considerado um ponto turístico imperdível para quem visita a metrópole mais populosa do país. Assim, o mesmo é recheado de comidas e quitandas para todos os gostos, que exigem tempo e paciência para uma degustação a altura.

Nesse sentido, ao ir até o mercadão São Paulo, você encontrará:

Uma arquitetura impressionante!

Para os amantes de arquitetura, a visita ao mercadão São Paulo ganha um sabor ainda mais especial. Isso porque o mesmo conta com um estilo eclético, somado a decorações belíssimas que acrescentam um certo encantamento ao lugar.

Por esse motivo, fazemos uma menção honrosa aos vitrais, que criam sombras e tonalidades diversas, deixando a luz do ambiente muito interessante. Então, ao conhecer o mercadão São Paulo, não deixe de observar e conhecer melhor os elementos arquitetônicos do ambiente.

Comidas e bebidas diversas!

Além de abrigar uma arquitetura interessante, o mercadão São Paulo ainda conta com muitos restaurantes, padarias, choperias, lanchonetes e demais tipos de ambientes para comer uma boa comida.

Nesse sentido, dois ambientes que merecem destaque são o Bar do Mané, que fica na rua E, box 14, e o Café Jardim Expresso, também na rua E, mas no box 10. Isso porque, o Bar do Mané é famoso por servir pão com mortadela e demais opções de recheio deliciosos, já o Café Jardim Expresso é o cantinho ideal para tomar aquele café da manhã e da tarde, cheio de delícias para aquecer o coração.

Frutas, verduras e legumes!

Para os adeptos de uma alimentação natural ou fitness, como é popularmente chamada, o mercadão São Paulo é um ótimo aliado. Isso porque o mesmo reúne diversas lojinhas com opções variadas de frutas, legumes e verduras, tudo fresquinho e selecionado, para te fazer ainda mais feliz.

Além disso, ainda é possível encontrar frutas exóticas, que não são encontradas facilmente em supermercados, por exemplo. Desse modo, basta preparar a ecobag para fazer achados maravilhosos e deixar as refeições do dia a dia ainda mais coloridas.

Açougues, peixarias e avícolas!

Com sua diversidade de produtos, é muito comum encontrar opções de suínos, aves, peixes e carnes bovinas no local. Desse modo, um estande com ótimas opções é o dos Irmãos Gaspar, que fica na rua A, box 41, e que proporciona diversas opções num só local.

Para aqueles que procuram por itens mais específicos, existe o box Peixaria Atlântica, também presente na rua A, box 28, especializado em peixes de diversos tipos, e a Frango Feliz, que se encontra na rua F box 29, e tem como objetivo oferecer ao cliente apenas aves.

Empórios diversos

Empórios diversos
Empórios diversos – Reprodução

Muito representativos para o mercadão São Paulo, os empórios oferecem temperos, laticínios artesanais, carnes, decorações, massas e todo o tipo de produto que você possa procurar, a maioria únicos e específicos do local.

De modo geral, os temperos são as estrelas do lugar, atraindo vários chefs de cozinha, que costumam frequentar o local de forma recorrente, a fim de renovar os seus estoques e criar sabores dignos de um rei.

Para os apaixonados por culinária, alguns estandes incríveis são o Temperos Brasileiros, presente na rua E, box 20 e 24, e o Empório Chiappetta, que fica na rua G – boxes 8, 12 e 14.

Neste último, o visitante poderá ter acesso a bebidas, condimentos, antepastos, cafés, conservas e doces. Por fim, o Empório Cruzília (rua E – box 16), traz produtos específicos, focados em 4 tipos, que são as nuts, queijos, vinhos e especiarias.

O que comer no Mercado Municipal de São Paulo?

Além de todos os alimentos citados nos itens acima, o mercadão São Paulo ainda oferece muitas cervejas artesanais, que podem ser combinadas com pratos deliciosos. São eles:

  • Sanduíche de mortadela: muito caprichado, com um número substancial de fatias de mortadela, o sanduíche pode ser encontrado em mais de 22 variedades. Por isso, você pode ficar a vontade para ir até o estande Mortadela Brasil e escolher os complementos que mais gosta;
  • Pastel de picanha: diferente de todos os pastéis que você já experimentou, o pastel de picanha pode ser encontrado na Picanharia Mercadão, que além desse tipo de produto, oferece demais pratos com a picanha como elemento principal;
  • Bolinho de bacalhau: encontrado na Hocca Bar, esse bolinho é simplesmente divino, por isso, é impossível comer um só! Se ainda não experimentou, dê uma oportunidade!

Um pouco sobre a história do mercadão São Paulo

O prédio foi construído entre 1928 e 1933 e projetado pelo arquiteto de prestígio da época, Felisberto Ranzini, funcionário do escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Desse modo, esse prédio diz respeito a uma arquitetura da “Metrópole do Café”, quando a cidade de São Paulo estava vinculada à ideia de modernização, devido ao crescimento econômico propiciado pela comercialização e produção do café.

A inauguração do prédio aconteceu no ano de 1933, quando inicialmente foi usado como armazém para pólvora e munições. Foi somente no final da revolução constitucionalista, em 1932, que o mercadão São Paulo assumiu novas atribuições, substituindo o antigo mercado da rua 25 de março e se tornando, com o tempo, um patrimônio cultural de São Paulo.

Deixe um comentário