Os países europeus são responsáveis pela criação de alguns dos melhores queijos do mundo, e seus habitantes, assim como os brasileiros, são apaixonados por essa delícia, que faz com que pratos tradicionais e mesmo as junk-foods ganhem um sabor ainda mais especial.
Nesse sentido, nosso artigo irá abordar os melhores queijos do mundo, que são queridinhos do público europeu e que tem alto padrão de qualidade. Além disso, vamos citar os melhores queijos brasileiros e aquele que foi considerado supremo, no World Cheese Awards deste ano.
Vamos lá?!
10 melhores queijos do mundo

1. Grana Padano
O Grana Padano é um queridinho dos Europeus e você pode reconhecê-lo por seu aspecto semelhante ao parmesão. Sua origem se dá em Emília Romagna, na Itália, e seu sabor é inconfundível, sendo associado a nozes e uma descamação um pouco dura, o que faz com que a sua textura seja perfeita para saladas e massas, podendo ser ralado sobre esses alimentos.
O Grana Padano é um dos melhores queijos do mundo, principalmente por seu sabor um pouco mais suave, com textura granulada que fica simplesmente perfeita, quando associada a chutney e geleias de frutas.
2. Gruyère
Esse queijo está entre os melhores queijos do mundo, por seu sabor agridoce, contando com uma noz especial, que traz doçura para o paladar. Sua fabricação é Suíça e cheia de requinte, fazendo com que o mesmo harmonize perfeitamente com geleias ou receitas simples, como o croque monsieur, por exemplo.
3. Serra da estrela
Esse é um queijo tão especial, que precisou de uma classificação como produto em extinção, devido a rigidez de sua produção. Assim, o mesmo é atualmente protegido pela UE, fazendo com que se mantenha a tradição de realizar a produção em uma região de montanhas, na Serra da Estrela.
Além disso, o mesmo ainda é produzido com leite de ovelha, o que o proporciona um sabor completamente diferente e único.
4. Halloumi
Esse é considerado um dos melhores queijos do mundo, encontrado na Grécia. Sua composição tem textura borrachenta e sabor levemente salgado, tornando-o perfeito para assados na grelha.
Comumente misturado com leite de cabra e ovelha, o mesmo foi criado no Chipre, posteriormente tornando-se um alimento comum em toda a Grécia e no leste do mediterrâneo.
Para uma degustação cheia de sabor, você deve grelhar o Halloumi até que sua casca fique marrom e crocante.
5. Cheddar

Você sabia que o queijo Cheddar vem de uma cidade no sudoeste da Inglaterra, que também se chama cheddar? Além disso, o mesmo possui um sabor muito marcante, servindo de acompanhamento para receitas deliciosas, mesmo que seja um simples sanduíche.
Mas, é importante lembrar que o cheddar Inglês é bem diferente do que conhecemos, possuindo um sabor bem mais característico e marcante, diferente da suavidade que estamos acostumados comumente encontrada nos supermercados.
O Cheddar está entre os melhores queijos do mundo, sendo responsável pela metade das vendas de queijo no Reino Unido.
6. Manchego
Quando falamos que queijo Manchego, estamos nos referindo a uma celebridade, já que o mesmo foi citado no clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Isso porque, ele é conhecido como queijo do Rei da Espanha, tendo sabor levemente picante, textura dura com borda quebradiça, o que o torna perfeito para uma combinação com geleias, como o de marmelo, por exemplo.
Sua composição remete ao leite de ovelha não pasteurizado e a curação pode levar de meses a anos. Por isso, quanto mais velho for, mas amargo será o seu sabor.
7. Morbier
Considerado um dos melhores queijos do mundo, quando o assunto é cremosidade, maciez e leve sabor amargo, o Morbier é caracterizado por uma faixa cinza em seu centro. Isso se deve ao fato que, durante a sua preparação, é adicionada uma camada de cinza, antes da adição da segunda camada.
8. Bitto
A receita do queijo Bitto tem cerca de 2 mil anos, o que torna sua importância ainda mais significativa. Assim, o mesmo é desenvolvido nos Alpes Oróbicos do norte da Itália, com dois elementos populares na produção de queijos, o leite de vaca e de cabra.
Atualmente, órgãos especializados tentam proteger a produção de queijo Bitto, já que o mesmo sofre com o perigo de extinção, devido a sua produção ser mais cara que o preço de venda.
Com envelhecimento de até 10 anos, esse queijo pode captar os valores mais altos do mercado para esse tipo de produto.
9. Havarti
Para os amantes de grelhados, o Havarti, assim como o Halloumi, é uma ótima pedida.
Isso porque, o mesmo conta com sabor suave e pode ser disposto em fatias, criando um sabor extremamente delicioso.
Sua produção tem o nome Havartigården, em homenagem a fazenda de Hanne Nielsen, mulher prodigiosa que navegou para a europa, afim de aprender técnicas apuradas para a produção de queijos, e que posteriormente retornou para a Dinamarca, criando sua própria modalidade a partir do leite local.
10. Wensleydale
Sua criação parte dos monges do norte da Inglaterra, datada do período medieval, no qual o Wensleydale ganhou características suaves e textura quebradiça, fazendo com que, no futuro, se tornasse um dos melhores queijos do mundo, na perspectiva dos britânicos.
De forma geral, sua presença se torna mais expressiva durante o Natal, quando o mesmo é recheado com cranberries.
Quais são os melhores queijos do mundo?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Taste Atlas, os melhores queijos do mundo são
- Mozzarella di Bufala Campana, produzido em Campânia, na Itália;
- Sirene, produzido na Bulgária;
- Provola, produzido em Campânia, na Itália;
- Queijo Serra da Estrela, feito na Serra da Estrela, na Itália;
- Pecorino Sardo, produzido em uma região da Sardenha, na Itália;
- Mozzarella di Bufala Campana, também de Campânia, na Itália;
- Sirene, feito na Bulgária;
- Provola, produzido em Campânia, na Itália;
- Queijo Serra da Estrela, realizado na Serra da Estrela, na Itália;
- Pecorino Sardo, feito numa região da Sardenha, na Itália.
Qual foi considerado o melhor queijo do mundo?
Eleito através de voto popular, pelo site americano The Taste Atlas, o queijo considerado o melhor do mundo foi o Canastra. A votação ocorreu no dia 22 de junho do ano de 2022, e mostrou o poder que os queijos brasileiros tem no mercado internacional.
Qual o melhor queijo do mundo em 2022?
Em sua 34 edição, o World Cheese Awards caracterizou com o primeiro lugar entre mais de 900 empresas e 4.400 participantes, o queijo Le Gruyère AOP, num concurso que contou com os melhores queijos do mundo.
O queijo Le Gruyère AOP tem origem suíça e é feito com leite não pasteurizado.
Qual país tem os melhores queijos?
Um dos países mais aclamados pela produção de queijo é a Holanda, que apresenta um mercado semanal de queijo em Alkmaar que é simplesmente imperdível. Ótima dica para turistas, que podem encontrar balcões recheados de Gouda, um queijo holândes muito famoso.

Sou uma apaixonada por gastronomia e mercado de alimentação em geral.