O vinho branco é muito comum no Brasil apesar de muitas pessoas não o conhecerem com todos os seus detalhes.
Ele possui uma coloração dourada e o sabor adocicado e frutado são seu ponto forte. Em relação à sua fabricação, o vinho branco pode ser feito com uvas brancas e escuras/negras.
Apesar de poder ser feito com uvas tintas ou escuras, sua coloração clara se deve ao fato de as cascas das uvas ser retirada antes do processo de fermentação, e nos casos das uvas escuras, a casca é a principal responsável pela cor.
Como a casca deve ser retirada na produção desse tipo de vinho, o processo de esmagamento das frutas é mais delicado e suave, de modo a retirar apenas o suco delas, sem danificar casca e sementes.
Após a conclusão dessa etapa, o suco da uva é encaminhado para os tanques de fermentação onde passam por um controle rigoroso de temperatura para que o sabor do vinho seja conseguido.
Apesar de parecer ser apenas um tipo de vinho, quando o controle da temperatura é feito de forma correta, vários tipos diferentes de vinho branco podem ser feitos, pois as temperaturas mais baixas, produzem vinhos brancos mais frutados e com vida mais curta e as temperaturas mais altas tornam os vinhos mais longevos.
Nesse artigo separamos várias curiosidades sobre o vinho branco para que você possa conhecer melhor essa bebida e saber quando harmonizá-la com seus pratos e momentos especiais!
Quais tipos de uvas usadas no vinho branco?
Como mencionamos anteriormente, o vinho branco pode ser feito com uvas brancas ou com uvas escuras, desde que nessa última, as cascas sejam retiradas em tempo de não adquirir a coloração e sabor no vinho.

Veja a seguir as principais uvas brancas usadas na fabricação do vinho branco:
- Chardonnay: é considerada a principal uva branca. Seu cultivo é fácil assim como sua resistência e boa produtividade. Os cultivos desse tipo de uva podem ser encontrados na Califórnia, Chile, Argentina e Brasil.
- Chenin Blanc: é a principal uva branca para produzir vinhos brancos longevos e vinhos de sobremesa.
- Gewürztraminer: uva encontrada na França e na Alemanha.
- Moscatel: uma das mais comuns entre os fabricantes de vinho, sendo encontrada na França, Portugal, Austrália e Brasil.
- Riesling: uva comum nas regiões frias, como França e Alemanha, e em algumas áreas quentes como Austrália e Brasil.
- Sauvignon Blanc: uvas encontradas em Bordeaux, no centro do Loire, no Brasil e no Chile.
- Sémillon: uvas brancas de origem francesa.
Todos esses tipos de uvas e seus processos de fabricação, conferem ao vinho branco um sabor mais leve, menos ácido e mais equilibrado.
Qual a diferença entre vinho branco e vinho tinto?
Muitas pessoas acreditam que a principal diferença entre o vinho branco e o vinho tinto se encontra no tipo de uva usada, mas suas diferenças vão muito além disso.
Apesar das uvas serem diferentes, o processo de fabricação dos vinhos também é um pouco diferente, e por esse motivo eles se tornam tão especiais em relação a sabor e harmonizações.
O vinho tinto é mais clássico e é obtido através de uvas tintas escuras, onde o processo de fabricação utiliza de toda a fruta, inclusive cascas e sementes.
Em relação à harmonização, os vinhos tintos combinam bem com carnes vermelhas, queijos de sabor forte, massas e muito mais.
Já o vinho branco, pode ser feito com uvas brancas e também com a massa de uvas roxas. Quando usadas as uvas roxas, suas cascas são retiradas antes do processo de fermentação para que a coloração do vinho não seja afetada.
Além disso, o vinho branco é mais refrescante e deve ser servido gelado (entre 8 e 12° C), sendo suas principais harmonizações peixes, frutos do mar, carnes brancas e saladas.
Quais são os benefícios do vinho branco?
O composto chamado polifenóis existentes nos vinhos são o que torna a bebida saudável a corpo humano.
Esse composto ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos, como a carne vermelha. Os alimentos gordurosos passam por um processo de oxidação que libera um produto, que quando acumulado no organismo aumentam os riscos de câncer.
Quando ingerimos vinhos, a grande quantidade de polifenóis que passam a circular no estômago, retiram por completo vários radicais livres, inclusive o MDA que é o principal produto da oxidação de gorduras insaturadas presentes nas carnes.
O vinho tinto possui mais polifenóis que o vinho branco, mas depois dessa descoberta, vários estudiosos tem trabalhado para mantê-los com elevado teor desse composto.
A carência de polifenóis no vinho branco se deve ao fato do tempo em que o mosto permanece em contato com as cascas e sementes das uvas, pois são nessas partes que se encontram a maior quantidade desse composto.
Após vários estudos, aumentaram o tempo de contato com as sementes e cascas e o vinho branco passou a ter o tripo de antioxidantes em sua composição.
Sendo assim, ambos os vinhos são fortes antioxidantes e é recomendado sua ingestão diária e regular, desde que seja consumida com moderação e equilíbrio.
Outra substância que contribui positivamente para a saúde humana é o hidroxitirosol, que contribui para a prevenção de vários tipos de câncer, favorecendo os cabelos, os olhos e a pele. Além disso, o ácido gálico favorece o metabolismo, o sistema digestivo, o cardiovascular e o neurológico a estarem sempre saudáveis.

Como se toma vinho branco?
Escolher como tomar uma boa taça de vinho branco pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas por não saber como harmonizá-la.
Entretanto, esse não deve ser um problema, pois o vinho branco é muito versátil e saboroso e pode ser combinado com vários pratos diferentes.
Em geral, você deve harmonizar o vinho branco com pratos suaves, molhos fortes e comidas apimentadas. Os frutos do mar, peixes, aves, massas, saladas e vegetais grelhados também são ótimas combinações para tomar um bom vinho branco.
Qual é o sabor do vinho branco?
Em relação ao sabor do vinho branco, ele é frutado e adocicado. Além disso, é mais refrescante, sendo assim, é servido gelado.
Existem vinhos brancos secos ou suaves e por terem a característica de serem mais leves, os secos não são muito amargos e fortes.
Além disso, muitos vinhos brancos podem conter um toque de aroma de manteiga, baunilha ou outro ingrediente que tenha cremosidade.

Sou uma apaixonada por gastronomia e mercado de alimentação em geral.